terça-feira, 15 de julho de 2008

Poluição na água



A água é um bem essencial para os seres vivos porque sem água não havia vida na Terra .
Se não pouparmos a água ela esgota-se.
Alguns países, como por exemplo, em África não têm muita água e por isso as pessoas têm de fazer vários quilómetros para obtê-la.
As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros são as águas resultantes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas.
Também os oceanos e mares são afectados pela poluição, sobretudo quando derramam para o mar petróleo, que dá origem às marés negras.
Por causa da maré negra, os seres vivos morrem intoxicados.
As aves não conseguem fugir à poluição, quando mergulham para apanhar peixe com o peso do petróleo em bruto, nas asas, já não conseguem levantar voo.
Mas, este mar poluído também não é bom para nós. Tomar banho numa praia suja pode deixar as pessoas doentes.

CURIOSIDADE
Sabias que apenas uma gota de óleo pode destruir milhares de litros de água !



A chuva ácida está a matar a vida nos rios, lagos, ribeiros, nas florestas e nas plantações. A chuva ácida é causada, por dois tipos de gases: óxido de nitrogénio e dióxido de enxofre, também chamado de ácido sulfúrico.
A chuva ácida forma-se quando os gases resultantes das fábricas, dos automóveis… se acumulam na atmosfera e se misturam com a água que forma as nuvens.
A chuva ácida pode destruir florestas, plantações, estátuas, monumentos e pode poluir a água, se polui os rios também mata animais, destrói prédios e casas.





Leonor, Joana e Bruna

Sem comentários: