domingo, 11 de novembro de 2007

Ao fazer o estudo de uma Instituição Local fomos visitar a Santa Casa da Misericórdia de Grândola e ficámos a saber muitas coisas sobre esta instituição, assim, aqui fica um texto colectivo que elaborámos e algumas fotografias .




SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GRÂNDOLA


A instituição SANTA CASA DA MISERICÓRDIA foi criada pela rainha D. Leonor. A partir daí outras foram criadas. A Santa Casa da Misericórdia de Grândola foi fundada em vinte e três de Julho de mil quinhentos e sessenta e oito com o objectivo de ajudar os mais necessitados.
Actualmente a Santa Casa da Misericórdia de Grândola presta apoio à terceira idade e também fornece refeições a toxicodependentes. Frequentam esta instituição duzentos e trinta idosos, sendo cento e sessenta internos e setenta estão em regime de Centro de Dia.
A instituição funciona vinte e quatro horas por dia e nela trabalham cento e duas pessoas entre pessoal administrativo, empregadas de limpeza, cozinheiras e ajudantes de cozinheira, operadores de lavandaria, ajudantes de lar, motorista.. .
As primeiras instalações da Santa Casa da Misericórdia de Grândola, fundada em mil quinhentos e sessenta e oito eram onde é hoje a sede da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, posteriormente foi construído o edifício que está voltado para o Posto da GNR e Loja dos Peneireiros e o que está voltado para o Jardim Municipal que anteriormente foi o Hospital . Estes edifícios foram construídos com o apoio de dois beneméritos bem conhecidos da nossa vila.
As instalações actuais são formadas por um conjunto de quatro edifícios. Um de estrutura mais antiga e três mais recentes. Assim , temos:
- bloco um - Lar
- bloco dois – Lar (idosos dependentes), cave (onde funciona a lavandaria)
- bloco três – Lar (idosos autónomos), cave (cabeleireira, capela e ginásio)
- secretaria
- refeitório (200 pessoas)
Os idosos que frequentam o lar da Santa Casa da Misericórdia ocupam o seu tempo livres nas seguintes actividades:
- jogos ( carta, dominó...)
- passeios a outras instituições, à praia...
- rendas e trabalhos manuais
- cestaria...

3 comentários:

Anónimo disse...

muito bem!!!!!!!!

Anónimo disse...

yo mitra espetacular esta turma tem ideias excelentes







joao parreira

Anónimo disse...

Este blog está uma porcaria!!!